Quê?

O Quadrúpede quer lembrar nosso passado recente, quando ainda caminhávamos usando as quatro patas. De quebra, lembra nossa condição animal e do quanto entender e aceitar isso simplifica, esclarece e facilita as nossas decisões. Negar a própria animalidade é negar sua realidade. É fácil e tentador esquecer que se estamos vivos, assim estamos como animais. O Quadrúpede também chama a atenção para a Natureza do espaço público e a invisibilidade de seus visitantes. O Quadrúpede está relativamente solto. Ele mesmo prende a própria corrente, arrasta-a e corre os riscos dessa atitude.

Transdisciplinaridade é pouco. A gente quer é transgnose!

Um Quadrúpede é uma pesquisa transgnóstica que aposta em uma logia do conhecimento para além da disciplinaridade. 



Por enquanto, temos:

Ação Performática: Visita do Quadrúpede 

Descrição
O performer entra no ambiente movimentando-se por todo o espaço usando modos quadrúpedes de deslocamento do corpo humano. Faz isso usando sons, saltos, descansos, sondagens, aproximações, ameaças, rosnados, afagos e outras ações animalescamente. Está vestido de forma neutra e arrasta uma corrente presa em uma coleira no seu pescoço. O quadrúpede não tem fome, nem medo. É curioso, quer interagir e reage aos estímulos imediata e instintivamente. Eventualmente, o Quadrúpede fala, mas prefere conversar não verbalmente. 

Duração: 15 a 180 minutos


Pesquisa
Investigando possibilidades extracotidianas de acionamento corporal no espaço, experimentamos a alteração do eixo bipedal de equilíbrio e locomoção. Numa primeira fase de laboratório psicofísico, o performer percebeu-se desenvolvendo matrizes corporais de deslocamento e vocalização alteradas dos modos cotidianos dominantes. Nos treinos e estudos, essas ações e suas qualidades foram ficando cada vez mais conscientes, consistentes, integradas e aproveitáveis cenicamente. Nesses padrões recorrentes foram identificadas e desenvolvidas matrizes e suas qualidades de movimento. O contato e convivência doméstica com sete gatos contaminou a experiência, trazendo uma coerência que deu unidade e alguma personalidade configurando uma figura, um animal. Identificando modos alterados na locomoção e vocalização do corpo humano, o trabalho experimentou, levantou, avaliou, testou e fixou um pequeno repertório que compôs a ação demominada "Quadrúpede". Completando essa aparência externa, internamente, o performer busca calar o discurso objetivo de sua mente, atentando para as entradas de informação mais fisicamente sensoriais, como numa espécie de meditação.

Ideias
bipedalidade, ressignificação da animalidade e da corporeidade, possibilidades extracotidianas de movimentação e vocalização, esforço psicofísico, silenciamento da mente objetiva


Oficina
Workshop ou oficina com o tema "Animalidade da ação psicofísica: o psicorpo como fenômeno emergente", que identifica como a ilusória a cisão corpo/mente, buscando identificar as conexões e continuidades entre esses dois polos. Aporte técnico-conceitual: subversões do tempo-ritmo, ação psicofísica, análise ativa e stanislavskianos.
Carga: 4 a 40 horas

Comunicações
Palestra, exposição teórica e/ou bate-papo sobre a ação psicofísica do ator em sua
"Gnoseologia e transdisciplinaridade"
"Animalidade e Propriedades emergentes"
20 a 180 minutos


Visitas:

Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro - Estudo do Cidade em Fotodrama do Teatro de Maquinaria - 12.2011

Praça Nauro Machado, São Luis do Maranhão -  VII Semana do Teatro de São Luís do Maranhão - 03.2012

Check in do Teatro de Maquinaria - Art Hostel Rio - Catete, Rio de Janeiro - 09.2012

Praia de Ipanema


O acionador



Links afins: